sábado, 12 de abril de 2008

IMUNOLOGIA - 1º Bimestre (Parte II)

Reconhecimento do AG:

- Ac’s são produzidos por plasmocitos q são lyb estimuladosWE@#$@¨&%...

- Imunoglobulinas são tipos de anticorpos.

- Anticorpos reconhecem ags solúveis.

- TCR é um receptor de membrana para antígenos, mas soh vai reconhecer antígenos apresentados pelo MHC. TCR é um receptor apenas de célula T.

- No anticorpo o local de ligação do antígeno é composto por 3 CDR (região determinante de complementariedade) na VH e 3 CDR na VL.

- Um TCR é composto por 3 CDR na V.alfa e 3 CDR na V-beta.

- Uma molécula de MHC é composta por uma fenda de ligação de peptídeo de alfa1 e alfa2 (classe I) e alfa1 e beta1 (classe II). Ele só reconhece peptídeos. TCR só reconhece peptídeos ligados ao MHC e anticorpo reconhecem quaisquer macromoléculas e substancias químicas.

Estruturas moleculares dos AC’s: Um Ac tem estrutura básica simétrica com duas cadeias leves idênticas e duas cadeias pesadas idênticas.

Região de ligação do AG: formado pelos domínios variáveis parecidas entre si, com pequenas mudanças de uma para outra. Todas elas tem duas regiões variáveis e o resto da molécula é chamada de região constante, esta tem como função efetora determinar o reconhecimento daquela imunoglobulina. A região constante é ligada na célula do sistema imune, ou seja, o anticorpo, e a região variável se liga no AG especifico de acordo com o tipo de imunoglobulina.

A cadeia variável varia de acordo com a resposta do antígeno e sua seqüência de aminoácidos. A cadeia pesada é chamada de H (heavy) e a leve de L (light).

Os domínios das imunoglobulinas são as regiões que desempenham o papel de ligação com o Ag (na parte variável) e com uma célula do sistema imune (parte constante).

Uma célula B produz Acs clonados com a mesma região variável e com a mesma especificidade para um tipo de Ag à ANTICORPO MONOCLONAL.

Região variável das imunoglobulinas: são chamadas de variáveis pois a seqüência de aa’s é variável, e distingue Acs feitos por diferentes clones de lyB.

Os domínios da região C são separados do local de ligação de Ags e não participam do seu reconhecimento.

Região Hipervariável das imunoglobulinas: a maior parte das diferenças nas seqüências entre os Acs está confinada a três pequenas extensões nas regiões VH e VL: os segmentos hipervariáveis.

As regiões hipervariaveis formam uma estrutura tridimensional que se liga ao Ag de forma complementar, por isso são tbm chamadas de regiões determinantes de complementariedade (CDR’s).

A CDR 3 é a mais hipervariavel de todas, ela tem maior especificidade.

Anticorpo ligado à antígeno: ocorre na região hipervariavel, mas não significa que todas as CDR’s participam desse evento.

sotipos do AC

Cadeia H

Meia-vida

Função

IgA à 1 e 2

Alfa 1 ou alfa 2

6

Imunidade das mucosas

IgD à 0

3

Receptor de ag dos LyB

IgE à 0

2

Hipersensibilidade imediata

IgG à 1 a 4

Gama 1 2 3 ou 4

23

Opsonização, ativa complemento, imunidade neonatal, ADCC ???

IgM à 0

5

Receptor de ag dos lyB inatos, ativa complemento.

· ADCC: citotoxicidade celular dependente de anticorpo.


Flexibilidade das cadeias de Imunoglobulinas: as moleculas de AC são flexíveis, permitindo que se liguem a uma grande variedade de antígenos.

Há dois tipos de imunoglobulinas: as secretadas e as de membras:

- É importante saber a diferença entra elas pois as secretadas significam que o individuo está com a resposta imune ativada, mas se for encontrado imunoglobulinas de membrana significa que são anticorpos de memória ligados a membrana do linfócito T. O tamanho e peso molecular das duas serão diferentes. Uma imunoglobulina de membrana precisa atravessar a membrana ate encostar no citoplasma, isto porque se ela precisar de nutrientes ela tem de onde pegar.

Geralmente a forma secretada é menor, pois ela não necessita de uma parte da seqüência de aa’s que é usada para fazer fosforilação (tradução de sinais feita quando a imunoglobulina esta presa na membrana, ela envia esses sinais para ativar a célula do sistema imune que ela esta ligada).

Proteólise de imunoglobulinas: A clivagem de moléculas de imunoglobulinas por enzimas:

- Papaína à separa duas regiões que ligam-se a antigenos (fragmentos Fab) mais a porção que liga o complemento e os receptores Fc (fragmentos Fc).

- Pepsina à gera um único fragmento bivalente que liga antígeno no F(ab)2.

Expressão das Imunoglobulinas no desenvolvimento dos linfócitos B: o amadurecimento dos LB é acompanhado por mudanças especificas na expressão dos genes de imunoglobulinas, resultando na produção de moléculas de diversas formas.

Nenhum comentário: