quinta-feira, 17 de abril de 2008

HEMATOLOGIA - 1º Bimestre (Aula 01)

HEMATOLOGIA: estuda células do sangue, tecido hematopoietico e da coagulação.
Analisa concentração, estrutura e função das céls do sg, os precursores na medula ossea, os constituintes quimicos no plasma e soro e funções das plaquetas e proteinas envolvidas na coagulaçao.
constituição do sg periferico: globulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), glóbulos brancos ou leucócitos (granulócitos, linfócitos e monócitos0) e plauetas ou trombócitos.

Contagem das Células do Sangue
-Eritrócitos
-Leucócitos (Totais e Diferencial)
-Plaquetas
-Reticulócitos
Exame do Esfregaço Sangüíneo
-Execução do Esfregaço sangüíneo
-Coloração do Esfregaço sangüíneo
-Eritrócitos
-Leucócitos
-Plaquetas

HEMOGRAMA = ERITROGRAMA + LEUCOGRAMA
Eritrograma: contar eritrócitos, dosar Hb, determinar hematócrito e ver índices de hematimétricos.
Leucograma: contar leucócitos totais e diferencial de leucócitos.
Avaliação de plaquetas é através de observação do esfregaço sanguineo.

Glóbulos vermelhos: células anucleadas constituida de membrana plasmatica e citoplasma. A produção de hemacias se chama eritropoese na qual são produzidos diariamente 10¹² novos eritrocitos.
- Hemácias: circulares, biconcavos e de tamanho uniforme. Nos esfregaços vemos apenas as faces achatadas, portanto sua coloração central é mais tênue devido a região biconcava. São a maior população de celulas do sangue.
- Hemoglobina: principal componente do eritrocito (cada eritrócito contem 640 milhoes de moléculas de Hb), é uma proteina conjugada que faz o transporte de O2 e CO2. um adulto possui ~= 600g de Hb capaz de transportas 600ml de O2. Uma hb madura circula no sangue em média por 120 dias.
Molécula de Hb: 4 cadeias globina; 4 cadeias heme (protoporfirina); átomo de ferro; oxigênio.
O hemograma serve para visualizar e interpretar mecanismos alterados.

Contagem de Eritrócitos: determina o numero de hemácias por mm³ de sg através da câmera de neubauer ou pela impedâmcia elétrica (células passam por uma abertura onde flui uma corrente provocando alterações na resistencias que são computados como pulsos de voltagem) ou dispersão de luz (analisadores elétro-óticos - detector fotossensível que mede a dispersão de luz).

Determinação da [] de Hb: método cianeto hemiglobina (HiCN) -> dilui-se o sg em uma solução de ferricianeto de potassio e de cianeto de potassio, onde o ferricianeto oxida as Hb até virar HEMIglobina, e o cianetp fornece íons cianeto apto a formas cianeto de hemiglobina, que tem o maximo de absorção em 540nm.
hematócrito ([] de eritrocito): relação entre volume dos eritrócitos e volume do sangue integral. pode ser medido por centrifugação ou pelo produto do volume corpuscular médio (VCM) e hematimetria.

VMC ou HCM: corresponde ao vol/tamanho das hemácias. é o quociente de um determinado volume de cpelulas (hematócrito) pelo nº de células contidas neste vol (nº hemacias).
VCM = Ht x 10 / nº Hc (em milhoes). referencia: 80 a 94 3, abaixo de 80 MICROCITOSE e acima MACROCITOSE.
HCM ou HGM: peso medio de Hb em cada Hc. é o quociente do valor da dosagem de Hb em determinado vol de sg pelo nº de Hc's contidas neste mesmo vol.
HCM = Hb x 10 / nº Hc (em milhoes). referencia: 27 a 32 pg. acima de 32 MACROCITOSE e abaixo de 27 MICROCITOSE.
CHCM ou CHGM: representa a [] da solução de Hb por Hc.
CHCM = Hb x 10 / Ht. referencia: 32 a 36%. abaixo de 32 HIPOCROMIA e acima de 36 HIPERCROMIA.
RDW: variação da distribuição do tamanho dos eritrócitos - informa quantos eritrocitos variaram em tamanho a partir da média (VCM). refrencia: 10 a 15%

ERITRÓCITOS:
1: cor: a intensidade da cor fornece uma orientação do conteudo de Hb nos eritrocitos, e sao usados nos termos: normocrômio, hipocrômio e hipercrômio.
Anisocromia: presenca de hemacias hipocromicas e normocromicas no mesmo esfregaço.
Policromatofilia ou policromasia: presença de eritrócitos com cor azul-acinzentada, indicando presença de eritrocitos jovens liberados prematuramente.
2: tamanho: MACROCITOS: eritrocitos anormalmente grandes, MICROCITOSE: eritrocitos anormalmente pequenos, ANISOCITOSE: variação anormal no tamanho dos eritrocitos.
3: forma: POIQUILOCITOSE: variação na forma.
-Eliptócito: celulas em forma elíptica, geralmente aparece em anomalia hereditaria, pessoas normais podem até ter mas menos de 10%.
-Esferócitos: eritrocitos esfericos, nao possuem o centro pálido.
-Células-alvo: são eritrócitos mais delgados que o normal (leptócitos), ocorrem em anemia hipocromicas.
-Esquizócitos: fragmentos celulares indicando hemólise. Podem ter forma triangular ou eliptica pequena com denteações. comum em anemia hemolitica.
-Célula falciforme: eritrócitos com forma bem definida de foice e se cora mais intensamente. comum em anemias falciforme.
-Estomatócito: a área biconcava parece uma fenda, comum em um tipo incomum de anemia hemolitica hereditaria.
-Ancatócitos: eritrócitos com finas projeções partindo da superficie. comum em anormalidades com o metabolismo fosfolipidico.
-Equinócitos: possuem espículas distribuidas sobre a superficie dos eritrocitos.
4: estrutura:
-Pontilhado basófilo: presença de granulos basofilicos irregulares no interior de eritrocitos.
-Siderócitos: eritrócitos contendo um ou mais granulos com ferro.
-Corpusculo de Howell-Jolly: restos redondos e regulares da cromatina nuclear. comum em anemia hemolitica e pós-esplenectomia.
-Anéis de cabot: estruturas em forma de anel, forma de 8 ou de alça.
-Pontilhado malárico: granulos delicados que abrigam plasmodium vivax. podem ser tao numerosos que ocultam o parasita.
-Formação de rouleau: empilhamento dos eritrócitos de modo que parecem pilhas de moedas, devido elevação no fibrinogenio ou globulinas no plasma e promove o aumento da velocidade de
hemossedimentação.
-Corpusculo de Heinz: eritrocito contendo hemoglobina precipitada por desnaturação oxidativa.

ERITROBLASTOS: precursores dos eritroblastos maduros, não nucleados e presentes no sg e, mais comuns no sg de fetos e bebês novos. no adulto eles ficam confinados na medula ossea e surgem no sg circulante em doenças que demandam o aumento da hematopoeise.
Contagem de reticulócitos: são eritrocitos anucleados e imaturos que contem RNA e continuam a sintetizar hemoglobina apos a perda do nucleo.

Nenhum comentário: