sábado, 12 de abril de 2008

BIOQUÍMICA - 1º Bimestre (Parte II)

AMOSTRAS USADAS EM BIOQUIMICA MEDICA:

1) Definição e tipos de amostras: tudo que é usado num laboratório para fazer analise quali ou quantitativa é AMOSTRA: sangue, urina, escarro, secreções, liquor, fezes, liquido sinovial, liquido ascítico, liquido pleural, suco gástrico, tecidos... A MAIORIA DESSAS AMOSTRAS NÃO É COLHIDA NO LABORATORIO, E SIM POR PESSOAS QUALIFICADAS, COMO O MEDICO. SÓ COLETAMOS SANGUE E FAZEMOS ORIENTAÇÃO DE COLETA DE URINA E FEZES.

2) Sangue: é dividido em parte figurada (células – hemácias, leucócitos e fragmentos[plaquetas]) e em parte solúvel (plasma). A parte que nos interessa é a soluvel que é onde se encontram os líquidos como proteínas, carboidratos, etc. Na bioquímica podemos usar o sangue total, o plasma ou o soro, sendo que as mais utilizadas são o plasma e soro. Raramente usa-se sangue total (usa para exame de hemoglobina glicada, glicemia capilar, gasometria).

A diferença entre plasma e soro é que o plasma é obtido de sangue não coagulado e o soro é obtido de sangue coagulado. O plasma é mais facilmente obtido, portanto é mais rápido para se obter além de conter um volume maior que o do soro. A desvantagem do plasma é que na eletroforese as proteínas de coagulação interferem no padrão de migração, no soro essas proteínas já foram destruídas e não interferem. A presença de anticoagulantes no plasma pode inibir determinadas enzimas que podem alterar o resultado de certos exames, já no soro não há anticoagulantes. O plasma pode formar paredes de fibroma que pode entupir a agulha.

PLASMA = SANGUE TOTAL menos AS CÉLULAS

SORO = SANGUE TOTAL menos CÉLULAS E ELEMENTOS DE COAGULAÇÃO.

A desvantagem do soro é o tempo que se espera para a coagulação ocorrer e também o fato de na hora de separar o coagulo posso romper algumas hemácias. Algumas dosagens não podem ser feitas com soro pois alguns elementos foram perdidos com a coagulação, como o cálcio, por exemplo.

ANTICOAGULANTES:

· EDTA: ácido etileno diamino tetracítico. Mecanismo de ação: quelação de íons cálcio impedindo a coagulação. Usa-se na quantidade de 2mg/ml de sangue. É usado para fazer hemograma, pois não altera o formato das células. Tampa Roxa.

· Heparina: é um carboidrato polissulfado de mucoitina, produzido por mastócitos e macrófagos. Ela ativa o fator anti-trombina por isso não ocorre coagulação. Usa-se na quantidade 0,2mg/ml. Tampa Verde.

· Citrato: exames de coagulação usa-se citrato pois ele quebra o cálcio de forma reversiva, ou seja, se eu adicionar cálcio pode coagular de novo, não sei se é isso. Tampa azul-clara.

· Fluoreto: Sua ação é mais conservante do que anticoagulante. O fluoreto quela íons de Mg++ inibindo a enolase. Inibimos a enolase quando queremos fazer exames de glicemia, pois queremos manter a glicose (as hemácias param de consumir a glicose quando a enolase esta inibida). Pode ser um anticoagulante quando usado em quantidades cinco vezes maiores. Para conservar é usada na quantidade 2mg/ml e como anticoagulante é usada 10mg/ml. Normalmente, o fluoreto é usado associado com o EDTA ou oxalato, para fazer a glicemia: um para preservar a glicose e o outro para impedir a coagulação. Tampa cinza.

· Oxalato: 2mg/ml. Também é um quelante de cálcio, substitui muito bem o EDTA, pois também preserva as estruturas celulares.

· Iodo Acetato: Além de anticoagulante ele é um preservante de glicose. É um inibidor da hexoquinase. Usa-se de 2 à 4 mg/ml. Só não pode ser usado na dosagem de CKMB (enzima que é inibida por esse anticoagulante).


Tampa vermelha: nada – para soro.

Tampa laranjada: gel separador.

Tampa azul escura: pode ou não ter EDTA, usada para dosar metais pesados.

Tampa branca: EDTA para analises de biologia molecular.

Tampa preta: dosa velocidade de hemoaglutinação. (VHS)

Coleta e processamento de sangue:

- Arterial: usado apenas para gasometria (exige treinamento técnico para fazer a coleta). As artérias usadas são: radial do punho, braquial do cotovelo e a femural na virilha. Em crianças pode usar a umbilical.

- Capilar: usada para analises de emergência (glicemia, lactato e uréia). Obtida da ponta do dedo (despreza a primeira gota e usa a segunda) ou do lóbulo da orelha.

- Venosa: coletado de qualquer veia, mas as mais usadas são a cubital, cefpalica e a basílica.

Restrição à coleta venosa:

· Jejum: a maioria das dosagens bioquímicas devem ser feitas em jejum de 8 horas.

· Repouso: pelo menos 30 minutos sentado antes de coletar.

· Fumo e álcool: não faz coleta em quem acabou de fumar ou beber (12 horas de jejum dessas substancias).

· Fístula artéria-venosa: comunicação direta entre artéria e a veia à não faz coleta, apenas com o consentimento médico.

· Infusão de líquidos/medicamentos: deve ser interrompido por 3 minutos antes da coleta e a coleta deve ser feita pelo outro braço. Ex: vou analisar glicose e o paciente esta recebendo soro glicosado, no laudo deve constar uma observação dizendo que o paciente estava recebendo isso.

· Edema/contusão: não faz coleta em braço com edema ou contusão.

· No caso de mastectomia não fazer a coleta do braço do lado da mastectomia, devido a presença de linfoedemas.


COLETA:

· Identificação do paciente;

· Verificar os exames para o preparo de materiais e saber a quantidade de sangue que vou coletar (sempre coletar o dobro do que eu preciso);

· Visualizar a veia com o tato; uso de garrote por tempo menor que 1 minuto; assepsia em uma única direção; angulação da seringa de 15 a 30º, e o @$@%@#@ sempre para cima;

PROCESSAMENTO: Tira a agulha com uma pinça e escorre o sangue pela parede do tubo, fecha e homogeniza de 5 a 10 vezes. Se for necessário, o anticoagulante tem que por antes de sangue. Após isso centrifuga de 10 a 15 minutos em 3.000RPM.

Soro: coagulo deve ser desprendido da parede antes da centrifugação.

Assim que centrifugou deve-se separar o plasma ou o soro em outro tubo imediatamente, isto porque as células vão liberando conteúdo intracelular para o plasma e isto altera no resultado do exame.

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO:

- Refrigeração: pode ser feita com gelo seco (não pode ficar em contato direto com o tubo).

- Proteger bilirrubina da luz (usa papel alumínio).

- Armazenamento: se for sangue total só em temperatura ambiente (22 a 25ºC) e só vale ate 12 horas. Se for plasma ou soro pode ficar na geladeira (4 a 8ºC) e dura ate 1 semana. Soro e plasma pode ser congelado (-20ºC) e dura seis meses, dependendo do que for analisado não pode nem congelar nem refrigerar.

3) Urina: Fazer uma boa orientação de coleta ao paciente. É usada em exames microbiológicos, cristais celulares e avaliação da função renal.

- Microbiológica: o volume usado varia de 20 a 30 ml. Orientação: inicialmente fazer a assepsia à HOMEM: contrai o prepulsio, expõe a glande, lava com água e sabão e seca com toalha limpa. Se for caso de uretrite usar o pimeiro jato, se for infecção no trato urinário superior, despreza-se o primeiro jato e usa o segundo. Se não levar rapidamente ao laboratório, deve manter na geladeira ate a hora que for levar. à MULHER: Separar o grandes lábios, lavar com água e sabão e secar com toalha limpa (lavagem deve ser feita de frente para trás). Se for uretrite usa o primeiro jato, se não for, usa o segundo. No caso de menstruação deve-se esperar 3 dias após o termino para fazer a coleta. Pelo menos 48 horas sem ter relação sexual antes do exame.

- Avaliação da função renal: URINA DE 24 HORAS à O paciente levanta e despreza a primeira urina da manhã, e marca o horário. A partir daí toda urina vai ser coletada num frasco pequeno e transferda para um frasco grande que deve estar na geladeira. Isto até a mesma hora do outro dia. Durante essas 24 horas não posso retirar nenhuma amostra da urina total devido a quantidade de substancias que é liberada diferentemente ao longo do dia. Se o paciente for defecar tem que urinar antes. Não é necessário fazer assepsia toda hora.

- Cristais / célula: não há procedimento especifico, apenas coletar, é uma coleta de urgência para saber se esta com as substancias certas “sei lá”.

Fatores pré-analíticos que afetam os dogmas bioquímicos:

DOSAGENS BIOQUIMICAS:

- pré-analiticos: cuidados com o preparo do paciente; coleta.

- analítica: coleta; processamento e armazenameto.

-pós-analiticos: emissão de resultado; interpretação.

· Fase pré-analítica é a crucial, pois se eu errar algo nela vou afetar todas as outras.

1º) Variáveis biológicas controláveis:

- Atividade física: influencia muito no resultado do exame, tanto que o paciente não pode se exercitar ate 12 horas antes do exame, devido a hormônios que são liberados durante essa atividade. A glândula adrenal é a mais estimulada e ela produz adrenalina, esta vai influenciar no meu metabolismo ativando a gliconeogenese e a lipólise, isto pode afetar em exames para medir glicose A adrenal também produz hormônio glicocorticoide, que ariva a glicogenolise e a lipogenese. O exercício também influencia a liberação de insulina (TTOG), ou seja, a atividade física antes do exame pode nos resultar em falso-positivo.

- Atividade física prolongada: Esse individuo tem uma produção aumentada de creatinina, de uréia e, consequentemente, de acido úrico. Tem os níveis de HDL aumentados e os de LDL reduzidos.

- Fatores cronobiológicos: Relacionado às variações circadianas, que são aquelas que ocorrem durante o dia, exemplo: de manha tenho uma concentração diferente da tarde, que é diferente da noite, etc. Alguns exames são feitos só pela manha devido à hormônios e substancias liberados esse horário.

O que causa essas variações? Exemplo: um individuo trabalhou a noite toda e, antes de dormir, pela manhã, vai fazer o exame. Seus resultados não serão exatos pois ele não teve o período de sono para liberar hormônios e substancias que eram necessários para o exame.

2º) Alimentos, café, bebidas, medicsmentos:

- Dieta: Praticamente todos os exames bioquímicos são influenciados pela dieta, pois a maioria dos analítos que são dosados estão presentes na dieta. Por esse motivo é prescrito o jejum de , no mínimo, 8 horas, não podendo passar de 16 horas, mas o ideal é de 10 a 12 horas. No caso dos recém-nascidos o jejum é de 3 a 4 horas pois ele precisa se alimentar de 4 em 4 horas. Na analise de urgência o jejum não é cobrado.

Além do jejum, a dieta também influencia quanto ao padrão de alimentação do individuo nos últimos dias para não interpretar de forma errada nenhum resultado que pode ser relacionado com a dieta. Exemplo: uma alimentação protéica aumenta os níveis de uréia e acido úrico.

· FOSFATOSE ALCALINA: Quando se alimenta antes do exame essa enzima é liberada e pode dar um falso-negativo para câncer terminal ou problemas na vesícula.

- Café: O café influi por ser um estimulante, então ele libera serotonina e adrenalina. Além disso, o café tem função diurética, dessa forma vou aumentar o volume de urina e diminuir o volume de plasma, causando uma hemoconcentração.

- Álcool: 12 horas sem álcool antes do exame. Influencia, principalmente, reduzindo a glicemia. Ou seja, o metabolismo do álcool inibe a gliconeogenese. Quando eu bebo o piruvato vai se transformar apenas em lactato, através de fermentação, para fazer o metabolismo do etanol e, assim, inibe a gliconeogenese e a produção de glicose (por isso, quando não come e bebe entra em coma alcoolico). O individuo que ingere álcool também tem os níveis de VLDL aumentados, pois a metabolização de etanol vai virar acido graxo, quando ocorre a junção de 3 acidos gracos com 16 carbonos vira um triglicerideo e isso é armazenado no tecido adiposo, ou seja, vira gordura, por isso o aumento de VLDL.

Quando o fígado fica lesado ele deixa de produzir albumina, esse é o motivo do paciente que bebe ser barrigudo, pois a albumina tem a função de reter liquido, e quando a albumina está em baixa esse liquido extravasa e deixa gordo.

- medicamentos: Corticóide: aumenta VLDL e aumenta glicemia; Diuréticos: aumenta K+ (captopril) ou diminui K+ (lasix), influencia na concentração de proteínas plasmáticas, hormônios, glicemia, etc (hemoconcentração); Contraceptivos hormonais: influencia na concentração de hormônios; Fluxetina: eleva a glicemia e diminui secreção de insulina; AINE’s seletivos para cox1: interfere na coagulação; AINE’s seletivos para cox2: diminui o fluxo de sangue renal; Paracetamol: ativa funções hepáticas (exame TGO e TGP).

3º) Idade, Sexo, Raça:

- Neonato: altíssima concentração de bilirrubinimia, baixa fisiológica de TGO eTGP, alta hemoglobina fetal (NORMAL).

- Criança / adolescente: até os 3 anos existe uma linfocitose. Em adultos isso indica um tumor ou infecção viral, mas em crianças é absolutamente normal. Como os ossos das crianças ainda não estão formados, ela terá alta fosfatose alcalina.

- Idoso: 50% de atividade renal reduzida (isso fisiologicamente). A mulher na menopausa tem hipercalcemia e altos níveis de LDL e função hepática reduzida.

- Negro: baixa obesidade e alta massa muscular. Então vai ter alta de creatinina e uréia. Por outro lado, a prevalência de anemia falciforme é maior em negros e tende a ter baixa hemoglobina e ferro.

- Japonês: tem deficiência da enzima álcool desidrogenase.

- Caucasianos: alto VLDL (moram em regiões frias e acumulam mais gordura para se proteger do frio).

HOMEM

MULHER

Diferenças Hormonais

MAIOR

Massa Muscular

MENOR

MENOR

VLDL

MAIOR

MAIOR

HDL

MENOR

4º) Condições patológicas:

- Hospitalizado/acamado: volume de sangue abaixo de 600-700ml. Em repouso meus vasos estão relaxados e o extravasamento de sangue é maior. Também há um aumento de cálcio que sai do osso, isso pq o osso não esta em atividade e começa a descalcificar.

- Febre: baixos níveis de T4 (tiroxina). O T4 serve para estimular o metabolismo. No frio os níveis de T4 são maiores. Quando estou com febre eu diminuo o metabolismo e, com isso, o s níveis de T4.

- Traumas e cirurgias: aumento de transaminases, aumento de aldose, aumento de creatina quinase, aumento de K+, aumento de P+, aumento de Ca+, aumento de Na+.

5º) Fumo:

- Nicotina: NEM PENSAR! Alterações na adrenalina que aumenta a glicemia, mas não altera a insulina, com insulina normal e glicemia alta vai haver intolerância a glicose.

Diminui a hematose e diminui a pressão de O2 à 5mmHg.

6º) Coleta / Armazenamento / Processo:

- Erro de coleta:

LIPEMIA (altera a metodologia analítica de dosagem e ocorre qunado o paciente não está em jejum).

HEMÓLISE: aspira o embolo em alta velocidade; agulhas de baixo calibre; tempo de garroteamento; remover sangue da seringa em alta velocidade; homogeinização errada do sangue; proporção de anticoagulante / sangue errada; troca ou uso errado de anticoagulante.

O tempo de garroteamento errado, além de hemólise, causa hemoconcentração.

- Processamento: Se precisar centrifugar não esperar mais que uma hora e remover plasma de soro rápido.

Quando vou dosar bilirrubina devo proteger da luz,

Se vou fazer gasometria não pode entrar em contato com ar.

O transporte da amostra deve ser refrigerado mas sem contato direto.

- Armazenamento: Sangue total não refrigera.

Soro ou plasma depende do exame para saber se pode ou não refrigerar, as vezes posso ate congelar.

* quando congelo amostra não posso ficar congelando e descongelando mais de uma vez pois isso desnatura proteínas da amostra.

3 comentários:

Unknown disse...

Alimentação causa uma elevação de ALKP e não "falso negativo".
Mesmo assim, se fosse qualitativa ou semi-qualitativa a determinação, seria uma FALSO POSITIVO....

Qta bobagem, isso é o que dá fazer um blog CTRL C + CTRL V....

isso q essa besta vai ser médico... hahahaha

~ disse...

que lindo seu comentário cheio de arrogância, prepotência e muito-ego! graças aos deuses eu saí fora desse conluiu antes que minha vida se tornasse pequenininha como a sua. tudo bem, posso ter cometido um erro, você poderia ter-me corrigido com muito mais elegância do que isso. me formei biomédica sim e com muito mérito, não por decorar a merda toda que os professores nos tacavam guela abaixo, mas por ir além da literatura decorativa ctrl+c, ctrl+v. fica tranquilo que a medicina é pouca pra mim, tenho muito mais valia pro mundo em outro campo agora. o fato de eu não ser médica não reduz a minha utilidade pública (quiçá eu salve mais vidas do que a sua mera medicina), embora eu não me endeuse por isso. um beijo, a besta!

~ disse...

nossa, mano... agora que encontrei meu erro... foi UMA palavra... tudo que você disse aí tá lá, mas de fato, era falso-POSITIVO... olha o escarcéu por causa de uma palavra, sabe... na moral, tô achando que você é mais besta que eu.