terça-feira, 24 de junho de 2008

BIOQUÍMICA CLÍNICA - 2º Bimestres (Parte I)

REFEIÇÃO: após as refeições é secretada a insulina para diminuir a glicemia.

GLICEMIA:

..................................JEJUM: No jejum curto ocorre a glicogenólise hepática e no jejum prolongado ocorre a gliconeogênese. Os hormônios que atuam nesse caso são: ADR, Glucagon e cortisol.


DIABETES MELLITUS:

Distúrbio no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos decorrente de falhas na produção, secreção e ação da insulin a.

Tipo I: Caracteriza-se pela ausência total de insulina. Não se nasce com isso, desenvolve-se ao longo da vida. Ocorre a destruição das células beta pancreáticas, sendo que é uma destruição auto-imune (anticorpo antidescarbocilase do ácido glutâmico), geralmente, isso é desencadeado por uma infecção viral, mas deve haver o estímulo para começar a produzir esse anticorpo. 90% dos casos ocorre assim e 10% é idiopático (não sabe a causa devido a ausência do anticorpo mutante).
Indivíduos com DM-I são magros, infanto-juvenil, produzem corpos cetônicos pelo fígado em alta quantidade devido a hipoglicemia.

  • LADA: é uma tipo I que confunde-se com a tipo II quando aparece em adultos.

Tipo II: Há três causas-> baixa produção de insulina; baixa secreção de insulina; baixa ação periférica no tecido (resistência a insulina).

Indivíduos com DM-II são, geralmente, adultos acima de 40 anos e obesos. Raramente apresenta corpos cetônicos.

  • MODY: é uma tipo II que confunde-se com a I quando aparece em jovens.

Diabetes gestacional: hiperglicemia comum diagnosticada durante a gestação, mas é reversível após a gestação.

Pré-gestacional: quando a paciente já é diabética e o quadro se complica durante a gestação.

Doença do pâncreas exógeno: Pancreatite.
A parte exógena do pâncreas produz as enzimas proteases, amilases e lípases. Essas enzimas têm papel na digestão de alimentos e devem chegar até o intestino através do canal de Wursing. Quando esse canal não funciona as proteases não migram para o intestino e, desse modo, começam a digerir o próprio pâncreas, inclusive as células beta, o que vai causar a baixa produção de insulina. Se a pancreatite for curada o quadro do indivíduo volta ao normal.

Síndrome metabólica: Se o indivíduo apresentar um quadro contendo HIPERGLICEMIA e mais dois dos sintomas abaixo, então ele tem síndrome metabólica.
Sintomas: IMC acima de 30, albuminúria acima de 30mg/dia, hipertensão arterial, hipertrigliceridemia acima de 150mg/dl, hipolopoproteinemia (HDL abaixo de 35 no homem ou abaixo de 39 mulher). Fármaco para síndrome metabólica: Rimonabant.


Sinais agudos de diabetes:

Poliúria (quando o nível glicemico ultrapassa 180mg/dl o paciente perde glicose na urina e passa a ir mais ao banheiro);

Polidipsia (bebe muita água);

Polifagia (come muito);

Perda de peso.

Na hiperglicemia ocorre glicação de proteínas fazendo com que ela perca sua função, isto irá causar neuropatia, retinopatia, etc.
Há também o efeito osmótico que vai fazer entrar muita água na célula, aumentando a pressão, podendo romper a membrana da célula.

Sintomas: debilidade de visão, parestesia, dificuldade de cicatrização e nefropatia.

Exames laboratoriais: Glicemia aleatória; Glicemia de jejum; TTOG; Hemoglobina glicada; Frutosamina; Peptídeo C; Insulina; AC antidescarboxilase; HOMA A, B e IR; Albuminúria.